O Julgamento de gado da 64ª Exposição Agropecuária de Rio Verde reunirá os maiores e melhores expositores de animais da raça nelore do Brasil, atraindo olhares do público e contribuindo para que haja maior valorização do desenvolvimento genético da raça. Os animais já começaram a chegar ao Parque de Exposições e estarão na pista entre os dias 06, 07, 08, 11, 12, 13 de julho.
Nesta edição o julgamento de gado será especial , sendo o maior do Centro-oeste e estando entre os três maiores do Brasil. O julgamento contará com número recorde de animais, com 500 cabeças de gado, e não é só isso, além da quantidade, terá a qualidade, estarão aqui os melhores e mais valorizados indivíduos da Raça e será uma das únicas a ter julgamento do Nelore em suas 3 vertentes de seleção Nelore Padrão, Nelore Mocho e Nelore Pelagem (Pintado), este último pela primeira vez em julgamento no Parque de Exposições.
Na edição anterior a festa recebeu a 3ª Exposição Ouro da raça Nelore, onde os criadores evidenciaram a qualidade de seus animais com a participação dos principais competidores do Ranking Nacional Nelore, promovido pela Associação dos Criadores de Nelore no Brasil (ACNB).
Para o julgamento de gado são avaliadas as características raciais, qualidade e volume de musculatura, precocidade sexual e de terminação de carcaça, aprumos (postura e correção ao caminhar) e pelagem. A análise é criteriosa para que os melhores levem para casa os títulos de Melhor Expositor, Melhor Criador, Melhor Novo Expositor, Melhor Novo Criador, Melhor Fêmea Jovem, Melhor Fêmea Adulta, Melhor Macho Jovem, Melhor Macho Adulto, Melhor Reprodutor, Melhor Matriz.
Os preparativos para o julgamento estão intensos e a expectativa é de que seja bom, com animais de excelência e público engajado em ver a qualidade do nelore.
Comments